O 1º Grupo de Pais deste ano, aconteceu na última quinta-feira(24), e teve como tema "Como responder as perguntas sobre sexo para as crianças".
No comando da explanação, Vivian Zanette ressaltou a naturalidade com que os pais devem agir perante a tais questões. "Os filhos nos perguntam sobre sexo assim como perguntam porque o céu é azul," afirma a psicóloga. "Por isso, temos que agir com a mesma naturalidade ao responder, evitando qualquer tipo de malícia ou repreensão".
Outro ponto que Vivian reforçou é de que os pais precisam realmente entender o que a criança está perguntando e não ir além do que ela pediu pois, na tenra idade, os pequenos não tem condições de assimilar respostas muito extensas e complicadas.
"Falar sempre a verdade também é muito importante", acrescenta Vivian. "Se a criança pergunta de onde que ela veio, de forma alguma o pai ou a mãe devem dizer que foi do repolho ou da cegonha. Até podemos florear a história para que ela entenda que ela nasceu de um momento de amor entre o papai e a mamãe, pois isso não é mentira. O que deve ser evitado ao máximo é mentir para a criança", afirma.
Sobre a masturbação a psicóloga explicou que é uma atividade natural tanto para crianças, por volta dos 5 e 6 anos, quanto para adolescentes. "Quando acontece em sala de aula ou na própria sala de casa é preciso orientar a criança de que o local certo para esta atividade é o quarto. Também é importante chamá-la para outras atividades para que ela não fique usando a masturbação como única fonte de prazer. A criança precisa descobrir prazer em várias outras atividades", conclui Vivian.
A Escolinha Balão Mágico realiza os grupos de pais desde o início de suas atividades, há 27 anos. Sempre com temas pertinentes à educação e ao desenvolvimento das crianças, ajudando os pais na difícil missão de educar.